CIRCUS produções culturais
english
CIRCUS produções culturais
contato@circusproducoes.com.br
55 11 2528 4732
CEUMAR

CEUMAR

BIOGRAFIA

Ceumar desembarcou em São Paulo, vinda de Itanhandu (MG), em 1995. De lá para cá conduziu sua carreira de maneira independente, produzindo e distribuindo seus discos, além de participar ativamente de projetos coletivos e variados. O disco de estreia,“Dindinha” (2000), produzido por Zeca Baleiro, foi muito bem recebido pela crítica. Em 2003, lança “Sempreviva!”, assinando a produção musical e arranjos. Dois anos mais tarde, participa com Dante Ozzetti do Festival da TV Cultura e, a partir daí, criam juntos o CD “Achou!”, lançado pela gravadora MCD, com composições de Dante em parceria com diversos autores, como Luiz Tatit, Chico César, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Alzira Espíndola e Kléber Albuquerque.

Sendo reconhecida pela crítica especializada como uma cantora de beleza sem excessos de voz, em seu quarto CD “Meu Nome” (2009), selo de estreia da Circus Produções Fonográficas, Ceumar apresenta ao público um lado pouco conhecido: o de compositora. Produzido pelo músico e produtor holandês Ben Mendes, é o registro ao vivo dos shows realizados no Teatro Fecap, em maio e junho de 2008, em que Ceumar só se fez acompanhar de seus violões. Das 20 faixas do novo trabalho, oito têm letra e música de sua autoria. Nas demais, há espaço para parcerias já consolidadas com Dante Ozzetti, Kléber Albuquerque, Gero Camilo, Tata Fernandes e Sérgio Pererê, e incursões inéditas com o pianista cubano Yaniel Matos, Estrela Ruiz Leminski, Mathilda Kóvak e Etel Frota.

Em 2010, juntamente com o trio holandês formado por Mike del Ferro ( piano), Olaf Keus (bateria) e Frans van der Hoeven ( contrabaixo) Ceumar lançou seu primeiro álbum na Europa – “Ceumar & Trio – Live in Amsterdam”, no qual faz uma releitura jazzística de seus maiores clássicos e inclui uma inédita de Zeca Baleiro: “Iá Ia”. Com o trio, fez shows na Holanda, Bélgica e Brasil.

Atualmente, Ceumar divide seu tempo entre shows e concertos no Brasil e na Europa, sobretudo na Holanda. Lá se apresenta junto ao trio jazzista liderado pelo pianista Mike Del Ferro. Esta experiência permite a ela alçar voos sem perder de vista as fontes de inspiração: o Brasil e o mundo.

Para o espetáculo Romeu & Julia, com a Scapino Ballet Rotterdam, no Schouburg Rotterdam, Ceumar levou trechos de melodias do folclore e de alguns compositores brasileiros como Chico César e Villa Lobos para compor a trilha sonora da segunda montagem do clássico de Shakspeare pela mais respeitada companhia de dança holandesa. Reunindo dança moderna e um grupo internacional de cinco músicos, Ceumar tem uma participação especial e canta em português ‘colorindo’ a performance de Julia (Julieta), além de recitar poemas do livro “O Amor Natural”, de Carlos Drummond de Andrade.

O álbum mais recente, “Silencia”, lançado em 2014, conta com a participação de músicos talentosos, como Webster Santos, Ricardo Mosca, Ari Colares, Daniel Coelho, Paula PI, Marcelo Rocha e Ivan Vilela, reunidos sob a batuta do arranjador e cellista, Vincent Ségal, que vem da França com o coração aberto à música brasileira. A ideia da cantora foi inserir novas cores e nuances ao seu trabalho, a partir do violão de base e do cello. Pincelando os arranjos com a suavidade da aquarela, o repertório popular formado por xote, marchinha, samba, coco e baladas ganha uma sonoridade quase lírica. 

AGENDA

SILENCIA (2014)
SILENCIA (2014)
DINDINHA (2000)
DINDINHA (2000)
MEU NOME (2009)
MEU NOME (2009)